sábado, 13 de abril de 2013

Olhando o mundo através da cruz - Cosmovisão Cristã

                                    
Por Danyllo Gomes



INTRODUÇÃO

Antes de tudo, é importante entendermos o que é uma cosmovisão e o que é o cristianismo. Entendermos a importância das metanarrativas na vida e como cada pessoa lida com esse fato. Bem, a grosso modo, cosmovisão é o modo pelo qual nós enxergamos a vida; é o modo pelo qual nós julgamos o que acontece ao nosso redor. Portanto, cosmovisão seria um conjunto de crenças que guia nossos pensamentos e nosso modo de viver. Cosmovisão é a base de tudo que cremos e fazemos. Até mesmo aquelas pessoas que se julgam sem cosmovisão, na verdade, a têm. Sistemas de pensamentos como, por exemplo, Aristóteles e Platão são uma cosmovisão.

      A cosmovisão é composta por crenças coerentes e organizadas que nos levam a formar um sistema de ideias. Portanto, nossa ideia da realidade, como a julgamos e como lidamos com ela, é dada pela esquematização das nossas crenças. O filósofo W. P. Alston foi muito feliz quando afirmou que: “Pode ser argumentado, sobre a base de fatos com respeito à natureza do homem e as condições da vida humana, que os seres humanos têm uma necessidade profundamente implantada de alguma figura geral do universo total no qual eles vivem, para que eles possam ser capazes de se relacionar com suas próprias atividades fragmentárias ao universo como um todo de uma forma significativa para eles, e uma vida na qual isso não é perseguido, é uma vida empobrecida num aspecto muito significante.” Querendo ou não, todos nós estamos ligados a uma cosmovisão, resta-nos saber se é uma cosmovisão Cristã (Bíblica e correta) ou não. Dando um exemplo mais prático: cosmovisão é como se fosse os nossos óculos, tudo vemos através deles. Essa é a ideia da Cosmovisão Cristã: é vermos o mundo através de uma visão Bíblica. As Escrituras nos mostram com clareza como devemos ver o mundo, como devemos proceder, quais devem ser nossas ideias e tantas outras riquezas de conhecimento.

      Pessoas que não têm base na cosmovisão correta podem começar a ter ideias erradas e inconsistentes. Se olharmos o mundo através dos óculos errados, consequentemente vamos enxergar coisas erradas. O mesmo acontece com a cosmovisão: se enxergamos o mundo através de uma cosmovisão errada, faremos julgamentos errados das coisas que estão ao nosso redor; o mundo não fará mais sentido pra ele. Por vezes nos pegamos pensando: “Aborto é errado?”, ou “E a pena de morte? Será que é correto?”, ou “qual o objetivo do homem?”, perguntas essas que nos rondam a todo momento e nos levam a tomar decisões. O que influenciará nossa conclusão e pensamento acerca dessas coisas é a nossa cosmovisão. Se for uma cosmovisão sadia, consequentemente vamos ter posições coerentes e corretas; do contrário, teremos sérios problemas.

A COSMOVISÃO CRISTÃ

     Paulo no livro de Colossenses 2:8 diz: “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”. Como bem sabemos, essa época era a “época da filosofia”. Essa era a época de grandes pensadores. Homens que buscavam entender a vida de modo bastante racional, explicações inteligentíssimas para assuntos tão complicados. Essa era a época onde a igreja a qual a carta de Colossenses estava sendo endereçada. Paulo exorta os cristãos dali a tomarem cuidado para que ninguém os engane com filosofias segundo as tradições dos homens e nem do mundo, mas que eles sigam a filosofia de Cristo. “Mas como é a filosofia de Cristo? O que ele quer dizer com isso?” É aí onde entra a cosmovisão cristã. Quando Paulo exorta os cristãos a viverem pela filosofia de Cristo, significa que Paulo estava mandando eles viverem de acordo com as crenças e o sistema de pensamento que Cristo deixou. Olhar para o mundo como Cristo olhou, viver no mundo como Cristo viveu. E isso não se aplica apenas àquela igreja, serve para nós hoje. Não devemos nos deixar levar pelas tradições dos homens e do mundo, mas sim pela de Cristo. R. C. Sproul escreve que “nenhuma sociedade pode sobreviver, nenhuma civilização pode funcionar, sem algum sistema unificador de pensamento... O que faz de uma sociedade um sistema unificado? Certo tipo de cola que é encontrado num sistema unificado de pensamento, o qual chamamos de cosmovisão”. E essa é a mais pura verdade.
De acordo com o texto de Colossenses visto acima, vemos que há dois tipos de filosofia: a cristã e a não cristã; a de Cristo e a fora de Cristo. Portanto, enxergarmos o mundo em uma perspectiva Bíblica é o que nos vai levar a achar a verdade e viver segundo Cristo.

METANARRATIVA BÍBLICA DO MUNDO

     Metanarrativa é uma narrativa que conta a história da humanidade. Como cristãos, precisamos agarrar à verdade central como centro a Palavra de Deus, e consequentemente, a narração da história do mundo está na Palavra de Deus. As Escrituras nos revelam pontos importantes na história da humanidade que o homem precisa entender e abraçar pra que viva de forma coerente com seu sistema de crenças. As Escrituras nos fornecem ensinamentos sobre o mundo, o homem, as coisas e tudo que há. Se acreditamos que as Escrituras é a verdade e que ela deve ser a nossa cosmovisão (sistemas de crenças), então, precisamos nos guiar por ela.
      Através da Bíblia vemos uma sequência de temas principais pelos quais Deus guiou a humanidade desde o início. Eles são: criação, queda, redenção e consumação. Esses são os chamados quatro pilares da história da humanidade.
       O início de tudo se deu na criação. Na criação foi onde Deus criou o homem e tudo que há na terra. E Deus, por ser o criador e dono do que Ele fez, por direito, ele colocou regras em tudo que fez. Regras no homem, na natureza, etc. Alguns conceitos importantes que às vezes esquecemos de explicar ou estudar, ou então não damos nem valor por achar que são apenas dizeres históricos, nós esquecemos. Entretanto são regras fundamentais. Esses princípios são: casamento. Deus criou homem e mulher, portanto, o casamento deve ser heterogâmico. Diz também que “deixará o homem seus pais e ele e sua mulher se tornaram uma só carne”, ou seja, o casamento deve ser a dois e o sexo tem que ser dentro do casamento. Hoje vemos o mundo virando de cabeça pra baixo: casamentos totalmente desestruturados. Porém, qual a visão correta acerca disso? Aí é onde está a importância da cosmovisão. Precisamos enxergar tudo de acordo com os “óculos” que o Senhor nos deu, para que em tudo glorifiquemos a Ele. Poderia passar um bom tempo escrevendo sobre vários princípios que foram colocados por Deus na Criação, mas não o farei, pois quero dar apenas uma visão geral de como precisamos ver o mundo.

      Depois da criação, temos o relato da queda. Deus criou tudo e colocou o homem para governar tudo o que Ele tinha criado. Fazendo do homem co-administrador da criação. Entretanto, Deus estabeleceu limites para homem. Ele disse: “Não comas do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.” Mas, não foi isso que o homem fez, e a partir daí, depois que o homem comeu do fruto, ele se tornou maldito. O homem não mais andava com Deus, agora ele estava no pecado. E desde Adão até hoje tem sido assim. Nós nascemos no pecado e estamos em completa rebelião contra Deus, até que Ele tenha piedade de nós e derrame sua graça e misericórdia em nossas vidas. Até que isso aconteça, estaremos em apuros. O fato é que o ser humano precisa saber qual o seu lugar. O mundo diz que o homem precisa buscar no seu interior o que é bom, precisa buscar no seu interior forças pra vencer as batalhas, quando, na verdade, a parte mais podre do homem é o de dentro. O homem não pode buscar no seu coração o que não tem. Não tem bondade, não tem nada de bom. Quando vemos o mundo de uma cosmovisão cristã, entendemos quem realmente somos. João Calvino afirmou muito bem quando disse: “O homem é uma fábrica de ídolos.” Deus criou o homem com eternidade dentro de si, por isso que ele busca algo além dele mesmo. O problema é que às vezes é totalmente fora da verdadeira eternidade. Se ao menos nossa sociedade entendesse quem somos, talvez muitas coisas não seriam como são.

      Depois da queda, por amor a Sua criação, Deus providencia redenção. Redenção aquela que só é encontrada em Cristo. Não apenas redenção para as pessoas, mas também para toda a criação. Precisamos ter consciência disso: Deus providenciou salvação. As pessoas têm pensamentos acerca da redenção totalmente falsos. O meio pelo qual as pessoas acreditam na redenção é falso. Algumas creem que a redenção da sociedade e do mundo vem através da educação, outros através da cidadania, outros através da moralidade, entre outros. A quem você perguntar, perceberá que essa pessoa tem alguma visão acerca da redenção. Na verdade, as pessoas têm consciência de que precisamos de uma redenção, seja ela qual for. O que precisamos fazer é mostrar a redenção verdadeira. As Escrituras, a cosmovisão cristã, nos mostra onde o mundo terá realmente a redenção, e não será fora de Cristo. A redenção de tudo está em Cristo. Ele é o centro, Ele é quem redime, Ele é quem salva, Ele é quem transforma. Ao olharmos para o mundo e nos agarrarmos a Cristo como única esperança, é o que nos vai fazer andar segundo a Sua filosofia, ou seja, segundo o que a Palavra do Senhor nos diz para andarmos. Portanto, a redenção é central na história da humanidade, e consequentemente, central para nossa vida como cristãos nesse mundo.

       Por fim, temos o cumprimento de todas as promessas que a redenção nos proporciona: a consumação. Pilar esse que é a esperança de todos nós. O sistema de ideias e pressupostos do mundo nos aponta para uma consumação da qual nós somos os autores, mas essa visão errônea é seguida de um entendimento errado acerca da queda. A partir do momento que entendermos a queda, saberemos que nada da consumação pode partir de nós. Na verdade, tudo da consumação parte da redenção. O que nos leva a consumação verdadeira, a crença nessa verdade é acreditarmos na redenção verdadeira. Cristo é a esperança da consumação. Quando tudo acabar, vai ser por Cristo, para Cristo. A criação, a queda e a redenção apontam para a consumação em Cristo Jesus,  o centro de tudo.

      Portanto, nós como cristãos devemos abraçar os principais pilares da história do Senhor para humanidade. A criação, queda, redenção e consumação apontam para como Deus direcionou a humanidade a viver. Quando entendermos isso, veremos o quanto nossas vidas irão ser mais coerentes com a fé Cristã e com a Palavra do Senhor. As Escrituras, acima de tudo, nos guiando na verdade que devemos andar e nos mostrando a cosmovisão correta a respeito do mundo.

Um comentário:

  1. Parabéns Danilo, faz tempo que não lia um texto tão coerente e bem fundamentado.
    Que Deus abençoe sua vida com muita paz.
    Abc.

    ResponderExcluir