sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Você é filho da promessa?

Por Danyllo Gomes


Gálatas 3:6-14

Entendimento: Paulo agora combate os Gálatas justamente sobre as mesmas coisas que eles estavam pervertendo.  Falavam que para ser salvo precisava circuncidar-se, porém nem com o próprio Abraão foi preciso fazê-lo. Abraão não fez nada, apenas creu em Deus. Ele não precisou fazer nenhuma obra da lei como os próprios falsos mestres de Gálatas falavam que era necessário. A fonte da heresia deles estava negando-os. O próprio Abraão era salvo não por circuncisão, mas por fé. Assim como também somos hoje. Você é filho da promessa? Você compartilha das mesmas bênçãos que Abraão compartilha? Os da fé é que são verdadeiramente filhos de Abraão. Não corra atrás de algo pra chegar-se a Deus, não corra. Você não chegará a Deus através de nada que você faça. Apenas agarre-se a Cristo, tenha fé. A salvação é pela fé. Nós, gentios, somos justificados pela fé; assim foi dito a Abraão. A promessa foi esta: “Em ti, serão abençoados todos os povos.” Você é abençoado através de Abraão? Somos abençoados juntamente com Abraão através da fé, mas fé em que? Fé no messias, fé no salvador, fé em Cristo. Fé que nos faz acreditar a grandiosidade do Seu poder, a grandiosidade do Seu amor, a grandiosidade da Sua salvação. Acreditar que Cristo lava meus pecados, que toma sobre si as minhas iniquidades, que sofreu em meu lugar. Aqueles que vivem debaixo da lei pensando que podem obter salvação estão perdidos. Se você acredita assim, você é maldito! O justo viverá pela fé, e não por praticar a lei. A prática da lei não salva, a prática da lei é consequência da fé que temos. Você precisa praticar a lei para não pecar contra o seu Deus, e não para ser salvo. A lei procede da fé. Cristo resgata pecadores da maldição da lei, e você é pecador. Cristo se fez maldição por pecadores, você sabe o que é isso?! Cristo, o Deus verbo, foi desamparado pelo próprio Pai. Pare por 30 segundos e tente entender Cristo sendo desamparado pelo Pai. Toda a ira de Deus que deveria cair sobre pecadores caiu em Cristo, Ele é o salvador. Ele é quem pode resgatar você da maldição que a lei traz. Maldito aquele que for pendurado no madeiro, maldito! Através desse sacrifício a benção de Abraão chega até você. A promessa de abençoar todos os povos chega até você. Não busque solução, apenas renda-se a Cristo. Em Cristo somos feitos filhos da promessa.

Soli Deo Gloria.

Conselhos e orientações para vossas almas - Thomas Watson



24 de agosto de 1662, dois mil ministros puritanos do evangelho foram excluídos de seus púlpitos, tendo recebido a ordem de não mais pregarem em público. O Ato de Uniformidade, baixado pelo parlamento inglês, conhecido pelos evangélicos como a Grande Ejeção, pairava por sobre a Inglaterra como uma nuvem espessa. Muitos líderes eclesiásticos da Igreja Anglicana, a religião oficial, estavam forçando os puritanos a cessarem suas prédicas ou a se moldarem à adoração litúrgica decretada por lei. Muitos ministros preferiam o silêncio à transigência.
Com olhos marejados de lágrimas, milhares de crentes humildes ouviram seu último sermão no domingo imediatamente anterior à data em que o Ato se tornaria lei. E, naquele último domingo de liberdade, os ministros puritanos provavelmente pregaram os seus melhores sermões.
O sermão que passamos a transcrever, de modo um tanto abreviado, foi pregado por Thomas Watson a seu pequeno rebanho.
Antes que eu me vá, devo oferecer alguns conselhos e orientações para vossas almas. Eis as vinte instruções que tenho a dar a cada um de vós, para as qua­­is desejo a mais especial atenção:
1) Antes de tudo, observa tuas horas constantes de oração a Deus, diaria­­mente. O homem piedoso é homem “separado” (Sl 4.3), não apenas porque Deus o separou por eleição, mas também porque ele mesmo se separa por devoção. Inicia o dia com Deus, visita-O pela manhã, antes de fazeres qualquer outra coisa.
Lê as Escrituras, pois elas são, ao mesmo tempo, um espelho que mostra as tuas manchas e um lavatório onde podes branquear essas máculas. Adentra ao céu diariamente, em oração.
2) Coleciona bons livros em casa. Os livros de qualidade são como fontes que contêm a água da vida, com a qual poderás refrigerar-te. Quando descobrires um arrepio de frio em tua alma, lê esses livros, onde poderás ficar familiarizado com aquelas verdades que aquecem e afetam o coração.
3) Tem cuidado com as más companhias. Evita qualquer familiaridade desnecessária com os pecadores. Ninguém pode apanhar a saúde de outrem; mas pode-se apanhar doenças. E a doença do pecado é altamente trans­missível.
Visto não podermos melhorar os outros, ao menos tenhamos o cuidado de que eles não nos façam piores. Está escrito acerca do povo de Israel que “se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras” (Sl 106.35).As más companhias são as redes de arrastão do diabo, com as quais arrasta milhões de pessoas para o inferno. Quantas famílias e quantas almas têm sido arruinadas pelas más companhias!
4) Cuidado com o que ouves. Existem certas pessoas que, com seus modos sutis, aprendem a arte de misturar o erro com a verdade e de oferecer veneno em uma taça de ouro. Nosso Salvador, Jesus Cristo, acon­selhou-nos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresen­tam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mt 7.15).
Sê como aqueles bereanos que examinavam as Escrituras, para verificar se, de fato, as coisas eram como lhes foram anunciadas (At 17.11). Aos crentes é mister um ouvido discernidor e uma língua crítica, que possam distinguir entre a verdade e o erro e ver a diferença entre o banquete oferecido por Deus e o guisado colocado à sua frente pelo diabo.
5) Segue a sinceridade. Sê o que pareces ser. Não sejas como os remadores, que olham para um lado e remam para outro. Não olhes para o céu, com tua profissão de fé, para, então, remar em direção ao inferno, com tuas práticas. Não finjas ter o amor de Deus, ao mesmo tempo que amas o pecado. A piedade fingida é uma dupla iniqüidade.
Que teu coração seja reto perante Deus. Quanto mais simples é o diamante, tanto mais precioso ele é; e quanto mais puro é o coração, maior é o valor que Deus dá à sua jóia. O salmista disse sobre Deus: “Eis que te comprazes na verdade no íntimo” (Sl 51.6).
6) Nunca te esqueças da prática do auto-exame. Estabelece um tribunal em tua própria alma. Tem receio tanto de uma santidade mascarada quan­to de ires para um céu pintado. Julgas-te bom porque outros assim pensam de ti?
Permite que a Palavra seja um ímã com o qual provarás o teu coração. Deixa que a Palavra seja um espelho, diante do qual poderás julgar a aparência de tua alma. Por falta de autocrítica, muitos vivem conhecidos pelos outros, mas morrem desconhecidos por si mesmos. “De noite indago o meu íntimo”, disse o salmista (Sl 77.6).
7) Mantém vigilância quanto à tua vida espiritual. O coração é um instrumento sutil, que gosta de sorver a vaidade; e, se não usarmos de cautela, atrai-nos, como uma isca, para o pecado. O crente precisa estar constantemente alerta.
Nosso coração se assemelha a uma “pessoa suspeita”. Fica de olho nele, observa o teu coração continuamente, pois é um traidor em teu próprio peito. Todos os dias deves montar guarda e vigiar. Se dormires, aí está a oportunidade para as tentações diabólicas.
8) O povo de Deus deve reunir-se com freqüência. As pombas de Cristo devem andar unidas. Assim, um crente ajudará a aquecer ao outro. Um conselho pode efetuar tanto bem quanto uma pregação. “Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros” (Ml 3.16).
Quando um crente profere a palavra certa no tempo oportuno, derrama sobre o outro o óleo santo que faz brilhar com maior fulgor a lâmpada do mais fraco. Os biólogos já notaram que há certa simpatia entre as plantas. Algumas produzem melhor quando crescem perto de outras plantas. Semelhantemente, esta é a verdade no terreno espiritual. Os santos são comoárvores de santidade. Medram melhor na piedade quando crescem juntos.
9) Que o teu coração seja elevado acima do mundo. “Pensai nas coisas lá do alto” (Cl 3.2). Podemos ver o reflexo da lua na superfície da água, mas ela mesma está acima, no firmamento. Assim também, ainda que o crente ande aqui em baixo, o seu coração deve estar fixado nas glórias do alto.
Aqueles cujos corações se elevam acima das coisas deste mundo não ficam aprisionados com os vexames e desassossegos que outros experimentam, mas, antes, vivem plenos de alegria e de contentamento.
10) Consola-te com as promessas de Deus. As promessas são grandes suportes para a fé, que vive nas promessas do mesmo modo que o peixe vive na água. As promessas de Deus são quais balsas flutuantes que nos impedem de afundar, quando entramos nas águas da aflição. As promessas são doces cachos de uvas produzidos por Cristo, a videira verdadeira.
11) Não sejas ocioso, mas trabalha para ganhar o teu sustento. Estou certo de que o mesmo Deus que disse: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”, também disse: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra”. Deus jamais apoiou qualquer ociosidade.
Paulo observou: “Estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão” (2 Ts 3.11-12).
12) Ajunta a primeira tábua da Lei à segunda, isto é, piedade para com Deus e eqüidade para com o próximo. O apóstolo Paulo reúne essas duas idéias, em um só versículo: “Vivamos, no presente século... justa e piedosamente” (Tt 2.12). A justiça se refere à moralidade; a piedade diz respeito à santidade.
Alguns simulam ter fé, mas não têm obras; outros têm obras, mas não têm fé. Alguns se consideram zelosos de Deus, mas não são justos em seus tratos; outros são justos no que fazem, mas não têm a menor fagulha de zelo para com Deus.
13) Em teu andar perante os outros, une a inocência à prudência. “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). Devemos incluir a inocência em nossa sabedoria, pois doutro modo tal sabedoria não passará de astúcia; e precisamos incluir sabedoria em nossa inocência, pois do contrário nossa inocência será apenas fraqueza.
Convém que sejamos tão inofensivos como as pombas, para que não causemos danos aos outros, e que tenhamos a prudência das serpentes, a fim de que os outros não abusem de nós nem nos manipulem.
14) Tenha mais medo do pecado que dos sofrimentos. Sob o sofrimento, a alma pode manter-se tranqüila. Porém, quando um homem peca voluntariamente, perde toda a sua paz. Aquele que comete um pecado para evitar o sofrimento, assemelha-se ao indivíduo que permite sua cabeça ser ferida, para evitar danos ao seu escudo e capacete.
15) Foge da idolatria. “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 Jo 5.21). A idolatria consiste numa imagem de ciúme que provoca a Deus. Guarda-te dos ídolos e tem cuidado com as superstições.
16) Não desprezes a piedade por estar sendo ela perseguida. Homens ímpios, quando instigados por Satanás, vituperam, maliciosamente, o caminho de Deus.
A santidade é uma qualidade bela e gloriosa. Chegará o tempo quando os iníquos desejarão ver algo dessa santidade que agora desprezam, mas estarão tão removidos dela como agora estão longe de desejá-la.
17) Não dá valor ao pecado por estar atualmente na moda. Não julga o pecado como coisa apreciável, só porque a maioria segue tal caminho. Pensamos bem sobre uma praga, só porque ela se torna tão generalizada e atinge a tantos? “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as” (Ef 5.11).
18) No que diz respeito à vida cristã, serve a Deus com todas as tuas forças. Deveríamos fazer por nosso Deus tudo quanto está no nosso alcance. Deveríamos servi-Lo com toda a nossa energia, posto que a sepultura está tão perto, e ali ninguém ora nem se arrepende. Nosso tempo é curto demais, pelo que também o nosso zelo de Deus deveria ser intenso. “Sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12.11).
19) Faze aos outros todo o bem que puderes, enquanto tiveres vida. Labuta por ser útil às almas de teus semelhantes e por suprir as necessidades alheias. Jesus Cristo foi uma bênção pública no mundo. Ele saiu a fazer o bem.
Muitos vivem de modo tão infrutífero, que, na verdade, suas vidas dificilmente são dignas de uma oração, como também seu falecimento quase não merece uma lágrima.
20) Medita todos os dias sobre a eternidade. Pois talvez seja questão de poucos dias ou de poucas horas — haveremos de embarcar através do ocea­no da eternidade. A eternidade é uma condição de desgraça eterna ou de felicidade eterna. A cada dia, passa algum tempo a refletir a respeito da eternidade.
Os pensamentos profundos sobre a eterna condição da alma deveriam servir de meio capaz de promover a santidade.Em conclusão, não devemos superestimar os confortos deste mundo. As conveniências do mundo são muito agradáveis, mas também são passageiras e logo se dissipam. A idéia da eternidade deve ser o bastante para impedir-nos de ficar tristes em face das cruzes e sofrimentos neste mundo. A aflição pode ser prolongada, mas não eterna. Nossos sofrimentos neste mundo não podem ser comparados com nosso eterno peso de glória.Considerai o que vos tenho dito, e o Senhor vos dará entendimento acerca de tudo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tudo é graça!

Por Danyllo Gomes


Gálatas 3:1-5

Entendimento e Aplicação pessoal: Neste texto Paulo vai relembrar os Gálatas da presença poderosa do Espírito quando eles o receberam o evangelho pela primeira vez. Ó Gálatas insensatos! Paulo os chama de insensatos porque eles estavam profundamente influenciados pelos falsos mestres. Você não é os Gálatas, mas quantas vezes você é insensato em saber a verdade e não a atendes, seja lá por qual motivo for. Você sabe a verdade, mas não acredita nela. Às vezes não acredita porque é um ensinamento muito difícil de entrar na sua mente, ou apenas rejeita por não querer se submeter a ela. Sabe a verdade, mas não a pratica. A mentira não deixa de lado, pensamentos impuros não deixa de lado, roubo não deixa de lado, adultério não deixa de lado, o próprio pecado não deixa de lado. Seria mais fácil alguns pecados  deixar você do que você deixar eles. Ó quão insensatos você é por saber a verdade e não praticá-la! Os Gálatas estavam tão influenciados por falsos ensinamentos que estavam profundamente perdidos quanto ao significado das obras da lei. Paulo faz uma pergunta a eles, e aplico-as a você: Nós recebemos o Espírito Santo do Senhor através do cumprimento da lei ou pela pregação da fé em Cristo? A lei não salva, a fé em Cristo salva! Você precisa acreditar não. Nada que você faça lhe salva, nada! Insensato, você começou acreditando no Espírito, mas agora acredita que por suas forças você consegue chegar a Deus? Saiba que você não consegue! Salvação não vem por obras, salvação vem por graça. Não somo nada, nada! Precisamos nos prostrar diante dAquele que nos dá a graça da salvação, Cristo Jesus. Os Gálatas tinham presenciado a operação de milagres, e Paulo pergunta: as pessoas que operam fazem por fé ou pelas obras da lei? Pela fé! Nós não temos operação de milagres através de pessoas hoje, apenas por Deus quando e onde ele quiser. Porém vemos o milagre da salvação. Pessoas mortas sendo vivificadas, mas pelo poder de que? Das obras da lei, ou seja, do cumprimento da lei? Ou da pregação da fé? Apenas da pregação da fé! Precisamos deixar de ser insensatos e nos voltar totalmente a Cristo reconhecendo que não somos nada, nos prostrarmos aos pés Dele e exaltá-lo pelo que Ele é. Nada por obras da lei, tudo por graça.

Soli Deo Gloria

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quem disse que você não precisa de Cristo?

Por Danyllo Gomes

Gálatas 2:17-21

Existe uma moeda, e, como bem sabemos a moeda tem dois lados. Assim também é a fé. Ela tem dois lados, duas facetas. Quando buscamos a salvação em Cristo é um reconhecimento imediato que em nós mesmos não somos nada, e que precisamos Dele. A fé tem dois lados: a confiança que algo vai lhe proporcionar; e por outro lado eu só coloco minha confiança nisso porque sei que por mim mesmo não vou conseguir. É exatamente o que acontece com a fé em Cristo, a fé salvífica. Você tem essa fé salvífica? A fé de duas “partes”? Ou a sua fé é somente para receber bênçãos? Se ela for pode ter certeza, não é a salvífica. Quando procuramos Cristo somos percebidos como miseráveis pecadores. Você tem se reconhecido como salvador e buscado Cristo mais que qualquer coisa no mundo? Paulo pergunta: “Cristo é ministro do pecado?” E responde: “claro que não!” O que isso nos diz? É nossa culpa, o pecado é nossa culpa e de mais ninguém! Não tente colocar culpa em ninguém pelo que você, você mesmo será julgado por isso! Quando voltamos a fazer o que antes dizíamos para não fazer, eu mesmo me torno transgressor! Paulo morreu para lei. Isso não significa que não devemos mais praticá-la, mas nos diz que ela não salva! Lei não salva ninguém! Lei condena todos! Mas Paulo reconhece que ele morreu para a condenação da lei na morte, através da morte de Cristo. Você tem essa certeza? Que o glorioso Cristo morreu na cruz por seu lugar? Para que você fosse livre da condenação que a lei lhe traz? Você foi crucificado com Cristo? Antes de você dizer sim saiba de coisa: o sim não significa nada. O sim não é uma prova de que isso é verdade. A prova é que você não vive mais, mas Cristo vive em você. Se você diz que foi crucificado com Cristo, mas não vive como alguém que está crucificado com Cristo, reveja seus conceitos! Você não pode viver na carne, precisas viver pela fé em Cristo, o único que lhe garante salvação, o Senhor e Salvador. Cristo amou Paulo ao ponto de entregar-se por ele; Cristo me amou ao ponto de entregar-se por mim; Cristo morreu por você? A evidencia é que se ele morreu você vai deseja-lo como nunca desejou nada em sua vida! Se a justiça para a nossa salvação vem através da lei, então todo o sacrifício de Cristo foi em vão.

Soli Deo Gloria

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Defender a graça!

Por Danyllo Gomes


Gálatas 2:11-16

Haviam muitos judeus cristãos que estavam impondo regras para a salvação que nem o próprio evangelho falava sobre elas. Quando os judeus chegaram perto de Tiago (um gentio),  ele afastou-se. Mas por quê? Porque os judeus estavam impondo um modo de salvação ao qual não pertencia o evangelho. Eles acreditavam que para um gentio ser salvo ele tinha que se submeter à lei de Moisés e circuncidar-se. Isso é tão sério que até o próprio Pedro e Barnabé foram enganados por esses ensinamentos. Você tem sido levado por ensinamentos falsos? Ou tem buscado conferir tudo o que ouves? Pedro e Barnabé, grandes cristãos, enganaram-se; e isso porque não estavam firmes na verdade. Você está firme? Eles acabaram cedendo à pressão do grupo, você está cedendo a pressões de falsos profetas? Você tem agarrado com todas as suas forças a verdade? Quando Paulo percebeu que eles não procediam segundo a verdade do evangelho ele os confrontou. Salvação vem através da fé em Cristo, apenas isso! Salvação não depende de obras da lei para  sermos salvos. Precisamos da fé em Cristo. Cristo é o caminho, apenas Ele. Ele é a esperança. A salvação não vem através de nada que você faça! Você pode guardar toda a lei, mas isso não significa que serás salvo. Podes fazer tudo de bom no mundo, mas não significa que serás salvo. A salvação vem através de Cristo, e somente Dele! A lei, ao contrário do que os judeus acreditavam, ela não salva, mas ela nos serve como aio, nos mostra o quanto somos miseráveis e o quanto precisamos da salvação em Cristo, e somente Nele. Não preciso de nossas obras, mas apenas de Cristo! Cristo! Cristo! E Cristo! Nada além dele, só esse magnífico nome pode arrancar-nos da condenação. A sua confiança precisa estar em Cristo!

Soli Deo Gloria

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tenho sido obediente em combater o erro?

Por Danyllo Gomes


Gálatas 2:1-10

Paulo logo no segundo verso afirma que foi à Jerusalém, e que o foi por obediência a uma revelação. Você tenho sido obediente ao seu chamado como Paulo foi ao dele? Você tem ido em obediência onde Deus quer lhe colocar para glorificar o Seu nome? Ou você está em constante reclamação? Reclamando porque seu trabalho é ruim, ou porque você não tem nada, etc.?! Vamos mais fundo: você tem obedecido à revelação de Deus para nós, à Bíblia? O que Deus quer de você quando você abre o Seu porta voz, a Bíblia? Você tem lido com a devida reverência? Você tem discutido com todo o amor e paz, com o único propósito de glorificar o nome de Deus? Paulo foi obediente no seu chamado, e você? E ele foi expor o evangelho, isso nos faz pensar: onde tenho ido tenho pregado o evangelho? Usando as palavras de Spurgeon: “Todo cristão ou é um missionário ou um impostor.”, o que você é? Paulo prega aos mais influentes da igreja. Líderes não são infalíveis, e Paulo sabe disso. Ele ver que os líderes estão totalmente fora do evangelho correto. Eles estão vivendo como se Cristo não tivesse vindo, ensinando que as pessoas tinham que circuncidar-se! Essas pessoas estavam reduzindo-os à escravidão, a liberdade em Cristo não valia de nada! Diante disso eu lhe pergunto: você é livre? Como você tem vivido? Paulo aponta erro, você aponta? Você tem coragem suficiente pra combater a verdade do evangelho, ou é passivo? Pra você tanto faz? Não importa o que as pessoas preguem, dizem: “o importante é pregar Cristo”. É isso que Paulo faz? Não! Ele combate o erro! Você feito isso? Combater o erro é ser obediente ao Senhor e preservar Sua glória aqui na terra. É para isso que nós somos chamados chamado.

Soli Deo Gloria.

Você é amado!

Nunca esqueça!

sábado, 8 de setembro de 2012

O que as pessoas ouvem sobre você?

Por Danyllo Gomes


Gálatas 1:18-24

Paulo neste texto sai, sai de onde estar e vai pregar aos gentios. Isso ele diz depois de exortar os Gálatas sobre estarem seguindo falsos mestres, e depois dele provar aos Gálatas que o evangelho que ele próprio pregava era o correto, pois o tinha recebido do próprio Cristo. Ele foi para locais onde ele não era conhecido por vista, apenas por falatórios a seu respeito. E o que as pessoas sabiam de Paulo era que ele era perseguidor da igreja, e agora era pregador.

Paulo saiu de onde estava e foi para um local onde ninguém o conhecia. Você tem coragem de ir para um local onde ninguém o conhece? Paulo não era conhecido nas igrejas da Judeia apenas por ouvir falar. As pessoas comentavam umas com as outras que ele antes era perseguidor, ele procurava destruir a igreja, mas agora mais não, agora ele era pregador, ele era alguém que levava a mesma esperança que antes ele perseguia as pessoas por acreditarem nela. As pessoas conheciam Paulo pelo ouvir! E não ouvir de fofocas, ou intrigas, mas de integridade. Agora ele é pregador! Agora ele é um homem de Deus! Era assim que as pessoas o conheciam mesmo sem nunca terem o visto. E como as pessoas conhecem você? Mesmo aquelas que você nunca viu? Como elas escutam falar da sua vida? Você é uma pessoa diferenciada? As pessoas glorificavam a Deus por ele, as pessoas glorificam a Deus por sua vida ou você só envergonha Cristo? Glorificavam porque sabiam que o que Paulo era agora não o é por causa dele mesmo, mas de Deus. Do Senhor vem a nossa salvação, do Senhor que vem nossa santidade, do Senhor que vem nossa vida, é por Ele e através Dele que vivemos. Somos o que somos através de Cristo, Ele é o verbo. Tudo subsiste por causa dele. Tenha consciência disso! Mesmo se as pessoas glorificarem a Deus por suas vida, ou se as pessoas escutam falar bem da sua integridade não se sinta arrogante. Você é assim por causa de Deus, porque se dependesse de você, terias apenas um destino; mas Deus é gracioso para com sua vida. Glorifique-o por isso. Paulo pregava o evangelho, o verdadeiro evangelho, e esse é o motivo pelo qual as pessoas o conheciam. Um pregador! As pessoas tinham visto mudança na vida de Paulo, mesmo sem conhecê-lo, isso é magnífico! Tomara que sejamos conhecido desse modo: alguém que antes andava perdido, mas agora foi achado.

Soli Deo Gloria

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Você agrada a homens ou a Deus?

Por Danyllo Gomes


Gálatas 1:10-16

Antes de argumentar qual evangelho o próprio Paulo prega, ele exorta aos Gálatas porque eles estavam sendo levados por falsos ensinamentos, por um outro evangelho. Paulo adverte-os e diz a eles que aqueles que pregam um evangelho diferente do dele que seja amaldiçoado. E agora ele vai argumentar aos Gálatas o porque o evangelho que ele prega é de confiança. O evangelho de Paulo é de confiança porque ele recebeu-o o próprio Cristo, pois esse é o evangelho que nos é revelado, o de Cristo, onde Ele é o centro.

A primeira coisa que Paulo faz são duas perguntas retóricas: “eu procuro o favor dos homens ou o favor de Deus? Procuro agradar homens?”. Faça essas perguntas a você mesmo. Independente de suas respostas saiba de uma coisa: Se você busca agradar a homens você não é servo de Cristo, mas dos homens. Precisamos fazer para a glória de Deus; e quando se faz para a glória de Deus deve ser o correto. O evangelho verdadeiro é aquele onde Cristo é o centro, onde ele é o objetivo. E esse mesmo evangelho que devo pregar se encontra na Bíblia, então antes de tudo preciso ir à fonte e saber se o evangelho que prego ou escuto é o verdadeiro. Cristo me separou antes de nascer para que a glória de Deus fosse vista em minha vida, pois o objetivo da criação do homem é esse: glorificar a Deus (1ª pergunta BCW). A partir do momento que eu não prego ou defendo o evangelho do modo correto Deus não é glorificado. Você pode dizer: “Deus me escolheu antes da fundação do mundo para me dar salvação através de Cristo Jesus, aquele que me purificou, pagou meu preço, sofreu meu castigo?”; se sim tome cuidado com o que você tem pregado. Paulo não precisou ir à Jerusalém para que os apóstolos que vieram antes dele falasse alguma coisa para ele, não; Paulo diz que não precisou, não foi nem carne nem sangue que passou esse evangelho para ele, foi o próprio Cristo. Hoje eu também posso ter essa certeza, quando um pastor prega com autoridade e fidelidade as Escrituras, quando eu as leio, é como se o próprio Deus estivesse falando para mim. Nós temos o evangelho verdadeiro na fonte, na Palavra, mas mesmo assim somos tão pobres de conhecimento. Somos pobres porque não procuramos, não queremos conhecer o nosso Deus. O evangelho que precisamos pregar é o de Cristo, somente o de Cristo. Que o Senhor nos ajude a fazer apenas a Sua vontade e a verdade Dele seja pregada neste mundo através de nossas vidas.

Soli Deo Gloria

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Qual evangelho você tem pregado?

Por Danyllo Gomes


Gálatas 1:6-9

Antes de entrarmos no assunto gostaria de esclarecer algo: neste pequeno texto não irei tratar do que o que é o evangelho verdadeiro, pois Paulo trata isso dos versos 10 ao 17; então o objetivo desse texto é reflexivo. Creio que antes de falarmos sobre o evangelho, devemos ter consciência do que temos pregado. É o que o próprio Paulo faz: exorta (6-9) e depois mostra qual o verdadeiro (10-17).

Qual evangelho você tem pregado? O mesmo que os Gálatas estavam entrando no caminho? Apenas pare e pense, observe os últimos dias se você falou de Cristo para alguém e tente se lembrar do que você falou. Sua evangelização foi bíblica? Você apresentou o evangelho de forma clara e cristocêntrica? Tomara que sim! Tenho certeza que você não quer ser comparado aos falsos mestres pelos quais os Gálatas estavam sendo enganados, mas também não espere uma mentira. Se você está falando o evangelho verdadeiro, continue. Senão, seja honesto. Se você não tem falado o evangelho correto, tenha certeza, você perverteu o evangelho dado por Deus, e agora você não prega nada mais do que o seu próprio. Deus nos deu um evangelho, se não pregarmos esse que nos foi dado, pregamos o nosso. Agostinho uma vez disse: "Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.”; e é a mais pura verdade. Cuidado, cuidado para não ser anátema, amaldiçoado. É muito difícil você encontrar Paulo repetindo a exortação quase que no mesmo local. Verso 8 ele diz que aquele que prega um outro evangelho é amaldiçoado, e no verso 9 ele reforça. Assim como eu fiz faça você, reflita. Não ache que é besteira, não ache que é apenas doutrina e que isso não serve pra nada, não ache que somente o que importa é pregar e não importa o conteúdo; faça isso e eu não vou achar, mas vou ter certeza que você vai ser considerado amaldiçoado! O evangelho tem conteúdo, o evangelho é uma mensagem de amor, paz, alegria, esperança, etc.; e por outro lado é uma mensagem de arrependimento, de tristeza para sua alma. Se for para falar duras verdades, fale! Se for para falar boas palavras fale! Que o Espírito Santo ilumine nossas mentes e que estejamos atentos às Suas palavras.

Soli Deo Gloria 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nossa liberdade

Por Danyllo Gomes


Desprezamos o conhecimento de Deus, sim, desprezamos. Nós olhamos para a natureza e não vimos a glória do Senhor, e ainda assim você me diz que não tem desprezado o conhecimento de Deus? Ele pode ser conhecido pela própria natureza, e você não observa. Por causa do nosso próprio endeusamento Deus não intervém nos nossos desejos, apenas deixa-os livres; deixa-os livre para fazer o que quiser e quando quiser sem limites. E aí é onde está o problema. Ficamos com uma disposição mental reprovável, mente que não sabe discerni certo de errado, aprovado ou reprovado. Trocamos a verdade pela mentira, e da mentira fazemos a maior verdade. Enganando a nós mesmos. Nossa mente fica reprovável e praticamos determinadas coisas que parece até que estamos competindo para ganhar algum premio, mas na verdade estamos nos esbanjando em nós mesmos. Começamos a praticar coisas inconvenientes: não sabemos mais o que nos incomoda, pois nada mais nos incomoda nada mais acusa a nós mesmos, pois não temos parâmetro, nossa mente está cauterizada pelo pecado, pelos nossos desejos. Ficamos cheios de toda injustiça, de malícia, de avareza e maldade. Paulo podia muito bem falar apenas “cheios de injustiça”, mas o Espírito Santo preferiu “cheios de TODA injustiça”, e sabe por que? Porque somos completamente injustos, em todas as áreas da nossa vida. No trabalho, no falar, no agir, no pensar, no sentir, no olhar, no andar; em tudo somos injustos. Somos maliciosos, não temos mais inocência, nossa mente está completamente fechada para seus desejos. Somos avarentos: não procuramos nada mais além de dinheiro em nossa vida. Dormimos pensando em dinheiro, pensando no que comprar; e o pior, a nossa avareza acaba nos levando à ansiedade. Mal chega o primeiro dia do mês para nossa conta está cheia e já queremos que o próximo mês chegue pra que ela esteja cheia de novo. Nosso deus somos nós, e não mais o Senhor.  Somos possuídos de inveja; vemos nossos companheiros ganhando alguma coisa, e sem hesitar, no nosso pensamento ficamos  possuídos pela vontade de ter aquilo que ele tem, mesmo que isso custe a alegria dele, mas isso não importa, queremos tudo para nós mesmo, o que importa é nosso próprio umbigo. Somos homicidas; não pense que porque você nunca deu um tiro em alguém ou nunca esfaqueou alguém você não é um assassino, não pense isso! Cristo diz que se você mata alguém até se for no seu próprio pensamento, então tente contar quantas pessoas você matou. É, você é um assassino e não sabia, você necessita tanto de Cristo quanto aquela pessoa que passa na televisão e você fica apontando o dedo. Somos cheios de contenda, dolo e malignidade; difamadores. Tente contar quantas pessoas você já difamou porque você queria livra sua pele? Você não consegue, porque isso é normal, é normal para um ímpio, mas para não para um regenerado. Se você diz que Cristo lhe salvou e continua praticando tome cuidado, não era pra você está gostando disso, era pra você está incomodado. Somos orgulhosos, nos achamos acima dos outros às vezes porque temos a cor da pele diferente, porque temos mais dinheiro, porque somos mais inteligentes, porque somos filhos de pessoas mais importantes na sociedade, mas não nos lembramos de que aos olhos de Deus isso não tem diferença, somos todos iguais. E às vezes ainda queremos ser maior que Deus. Se existe um pecado que relembra todo pecado é o orgulho, foi por ele que Satanás caiu do céu, e até hoje nos prendemos a ele como um cachorro que fica preso por uma coleira. Tantas ações eu podia enumerar aqui, mas vou parar por aqui. As pessoas que tais coisas praticam estão passivas de morte, e não só elas, mas também os que aprovam o que elas fazem. Você pratica essas coisas? Você aprova? Ore, peça a Cristo a liberdade desse pecado pois só nele você vai encontrar liberdade.

Prefiro à liberdade de Cristo a escravidão da minha própria liberdade.