domingo, 29 de janeiro de 2012

A Palavra nos fortalece contra o pecado


As Sagradas Escrituras nos foram dadas não somente com o propósito  de  revelar-nos  a nossa  pecaminosidade  inata,  ou  a  fim  de mostrar  as  muitas  e  muitas  maneiras  mediante  as  quais  carecemos  "da glória de Deus" (Romanos 3:23), mas igualmente para ensinar-nos como podemos  obter  livramento  do  pecado,  como  podemos  ser  livres  de desagradar a Deus. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Salmos 119:11). E de cada um de nós é requerido o seguinte: "Aceita,  pego-te,  a  instrução  que  profere,  e  põe  as  suas  palavras  no  teu coração" (Jó 22:22). 

O de que precisamos é, particularmente, dos mandamentos, das advertências,  das  exortações  da  Bíblia,  para  que  sejam  como  que  nosso tesouro  particular;  devemos  memorizá-los,  meditar  sobre  os  mesmos, orar a seu respeito e pô-los em prática. Eis a única maneira eficaz de se evitar  que  um  terreno  qualquer  seja  invadido  por  ervas  daninhas:  é semear ali a boa semente: "...vence o mal com o bem" (Romanos 12:21). Por conseguinte,  quanto  mais  "ricamente"  estiver  habitando  em  nós  a Palavra  de  Cristo  (ver  Colossenses  3:16),  menos  espaço  haverá  para  o exercício do pecado, em nossos corações e em nossas vidas. 

Não é suficiente apenas assentirmos  à  veracidade  das  Escrituras, mas  é  necessário  que  elas  sejam  recebidas  em  nossos  afetos.  É uma verdade soleníssima aquela em que o Espírito Santo especifica a base da apostasia,  "...porque  ao  amor  da  verdade  eles  não receberam"  (II Tessalonicenses 2:10, grego).

"Se essa semente ficar apenas na língua ou na mente, para que seja apenas uma questão de palavras ou de especulação, não demorará muito para que desapareça. A semente que jaz à superfície será apanhada pelas aves do céu. Portanto, que cada qual a esconda no profundo do ser; que vá dos ouvidos para a mente, da mente para o coração; e que ela penetre cada  vez  mais  profundamente.  Somente  ao  exercer  ela  um  domínio soberano sobre o coração,  é que a receberemos  na  força de seu amor –  quando  ela  é  mais  cara  para  nós  que  nossas  concupiscências  mais queridas, então nos apegamos a ela". (Thomas Manton).

Não    qualquer  outra  coisa  que  nos  preserve  das  infecções  deste mundo,  que  nos  livre  das  tentações  de  Satanás,  que  se  mostre preservativo  tão  eficaz  contra  o  pecado,  como  a  Palavra  de  Deus recebida  em  nossos  afetos:  "No  coração  tem  ele  a  lei  do  seu  Deus;  os seus passos não vacilarão" (Salmos 37:31). Enquanto a verdade mostrar-se  ativa  em  nosso  íntimo,  despertando-nos  a  consciência  e  sendo realmente  amada  par  nós,  seremos  preservados  da  queda.  Quando  José foi  tentado  pela  esposa  de  Potifar,  respondeu  ele:  "...  como,  pois, cometeria eu tamanha  maldade, e pecaria contra Deus?" (Gênesis 39:9). A  Palavra  de  Deus  se  achava  em  seu  coração,  pelo  que  também prevaleceu  sobre  os  seus  desejos.  Essa  é  a  inefável  santidade,  o grandioso poder de Deus, o qual é poderoso tanto para salvar como para destruir. 

Nenhum  de  nós  sabemos  em que  ocasião  será  sujeito  às  tentações; portanto,  é  mister  estarmos  preparados  contra  elas.  "Quem    entre  vós que ouça isto? que atenda e ouça o que há de ser depois?" (Isaías 42:23). Sim,  compete-nos  antecipar  o  futuro  e  nos  fortalecermos  intimamente para  ele,  entesourando  a  Palavra  em  nossos  corações,  para  as emergências futuras.

Extraído do livro Enriquecendo-se com a Bíblia, A. W. Pink. 

Um comentário:

  1. Irmão Danyllo
    A Paz do Senhor

    Fiz uma visita no seu blog e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir