sábado, 17 de setembro de 2011

Indignação


Desabafo de um grande amigo sobre a igreja atual

Indignação!


Uma perspectiva de alguém que mudou. Uma visão de quem esteve de vários anglos e hoje sofre por perceber.

Vamos ao grande motivo da preocupação: A IGREJA REGRIDE!

EU nasci num lar cristão e desde então, frequento uma igreja. Há aproximadamente um ano, eu comecei a conhecer melhor a Deus. Passei a ver coisas que antes eram totalmente despercebidas por (e pra) mim. Comecei a olhar por um anglo que antes não via e que ao mesmo tempo é tão claro. As igrejas têm errado feio em várias coisas e isso tem me reocupado bastante. Tentarei dividir em tópicos para que fique mais claro e contextualizado.

  • ·         SALVAÇÃO: A começar das crianças. Fazem “pressões psicológicas” para que os pequeninos “aceitem” a Cristo, e por influência dos “tios” e dos coleguinhas elas “aceitam”. Só pra começar, é bom deixar claro que nós não aceitamos a Cristo, ELE nos aceita, no entanto, não focarei nisto. O necessário é que as crianças aprendam as leis de Deus, a amá-lo sobre todas as coisas e quando tiverem maturidade pedirão para que Deus os aceite por livre e espontânea vontade. Quanto à salvação num âmbito geral, as igrejas têm mendigado às pessoas como se Deus precisasse de alguém ou simplesmente criam uma situação de pressão psicológica querendo substituir a ação salvífica do Espírito Santo e levando pessoas a levantar a mão (como se o levantamento de uma mão salvasse alguém). Daí tentam fazer de tudo pra quem se manifestou ir à igreja todos os dias da semana, tentam fazê-lo querer estar o tempo todo no templo e esquecem de instrui-lo sobre as leis de Deus, sobre o modo de vida que Deus quer que vivamos. Esquecem-se de passar doutrinas e focam apenas na vida.
  • ·         Materiais: É muito bom poder contar com literaturas para aprender mais sobre Deus. Deus tem usado pessoas pra escrever textos e livros fantásticos. Louvado seja ELE por isso, mas NADA e ninguém substituem a bíblia. Não se deve impor (e muitos fazem sob o pretexto de “desafiar a igreja”) a leitura de vários livros. As pessoas ficam tão alucinadas e temerosas com a cobrança que começam a ler vários e se esquecem do principal. O pior disso tudo é a pouca informação que elas adquirem porque ficam apenas conhecendo o ponto de vista de pessoas (ainda que usadas por Deus), mas precisam conhecer o que Deus pensa a respeito das coisas, e isso só está presente na bíblia. Não estou dizendo que não devemos ler outros livros teológicos ou que eles são hereges... o que falo é que eles devem ser complementares. O foco deve ser na bíblia!
  • ·         Ministérios: É muito bom servir a Deus, mas inclusive pra isso é necessário ordem e decência. O que ocorre é que pessoas doentias têm se infiltrado nas igrejas como anunciadores e “agraciados” com o “dom da liderança” e querem começar atividades. Pessoas têm tentado transferir pra a igreja sua frustração por não terem conseguido sucesso na vida profissional e acham que vão se satisfazer com cargos de liderança. Pessoas têm dito que “sentem de Deus” as coisas e começam a ditar o que deve ou não ser feito. Mas e a bíblia?! Onde fica? O que é pra ser feito está na palavra de Deus e ELE capacita a todos os escolhidos de acordo com sua vontade e há unanimidade ao tomar decisões. Ministérios onde uma ou algumas pessoas dizem “sentir de Deus” e tentam moldar as coisas a esse falso sentir estão errados. Deus fala a TODOS. Pessoas que tentam dizer que Deus revela de forma exclusiva o que elas e o ministério delas têm que fazer deviam se candidatar a médiuns em centros espíritas. Há também os que marcam reuniões TODOS os dias da semana como se elas fossem termômetros para medir o compromisso de alguém com Deus. Como é nojento ver gente tentando agradar alguém (o pastor é esse alvo maior em várias vezes). Falsos líderes querem mostrar serviço indo pra vários congressos, conferências, palestras... Fazem reuniões mostrando alvos e metas que querem atingir, no entanto não fazem nem um décimo do que dizem ou aprendem.  Escrevem visões e missões fictícias e esquecem-se do IDE que é tão claro e simples e que está na bíblia: Viver a santidade. Mostrem Cristo e os outros serão atraídos. É muito bom divertimo-nos com os santos, brincadeiras saudáveis, comunhão... Mas DE LONGE esse deve ser o álibi usado para atrair pessoas à igreja. Pessoas precisam ser atraídas a Deus e não a igrejas ou atividades.  Atividades assim não podem ser chamadas de ministérios. Eles são (ou se tornarão em breve) um fiasco!
  • ·         FOCO: As leis de Deus e Suas doutrinas têm sido esquecidas. Vida Cristã é muito importante, porém tudo precisa ser balanceado. A palavra de Deus diz “Errais por não conhecer as escrituras”. As pessoas estão tão alucinas que se esquecem das leis, doutrinas e querem fazer tudo a seu modo. Acham que basta simplesmente fazer só que, Deus também disse COMO Ele quer que as coisas sejam feitas; Textos bíblicos são constantemente colocados em contextos diferentes para se “adaptarem” à necessidade de pregadores ou palestrantes.
  • ·         GUERRA: Igrejas se acham boas demais para se juntar com outras na luta contra o inimigo. Óbvio que deve haver uma análise muito precisa em relação a isso mas, erros existem em todo lugar. Se quisermos fugir deles, só numa bolha e ainda assim nos depararemos com os nossos. Devemos procurar ajudar uns aos outros, confrontando-nos em amor e nos unir.
  • ·         Artes: Essa é uma das áreas que mais tenho estudado. Seria desnecessário falar sobre a podridão das letras que têm sido cantadas ultimamente. Me contentarei  em dizer que as melhores canções são os Salmos! Eles contêm exaltações, clamores, celebração... Não adianta enfeitar e errar! Não falarei sobre dança, teatro ou outros porque esse assunto é bem delicado e não quero me ater a ele nesse momento, mas... Misericórdia para com o que tem sido feito!
Ativismo não leva ninguém a nada! Não ache que correr pra fazer 10000 coisas na igreja vai ditar o quanto vocês se importam com Deus. Não deixem de testemunhar do amor de Deus, de mostrá-Lo em suas atitudes, de ler a palavra, orar, cantar canções que O exaltem... Não se acomodem a apenas ir aos cultos e tampouco fazer atividades. Deus nos deixou coisas a fazer: que ocupemo-nos com elas! Que usemos nossos dons para o louvor e honra DELE, o único digno, mas que estudemos e saibamos como o fazer.

Não pensem que questionar isso tudo é rebeldia, insubmissão ou coisa de quem se acha mais espiritual. O objetivo deste texto é desabafar a quantidade de coisas que têm tirado o foco do SENHOR cada vez mais nas igrejas. Todos nós pecamos todos os dias e não há como fugir disso, todavia, devemos buscar a Deus e cumprir os seus mandamentos por amor.


Que essas palavras nos façam refletir o que estamos fazendo.


Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário