segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tudo que não se funda na Escritura é inútil




Nos dias de Calvino, a principal questão do momento era a autoridade na Igreja. Tradições da Igreja, decretos papais e as decisões dos concílios eclesiásticos tinham precedência sobre a verdade bíblica. Mas Calvino estava firmemente a pedra angular da Reforma Sola Scriptura, ou "só a Bíblia".
 
Ele acreditava que as Escrituras foi o verbum Dei - a Palavra de Deus e só ela deve regular a vida da igreja, não papas, concílios ou tradições. Sola Scriptura identificado na Bíblia como única autoridade de Deus em Sua igreja, e Calvino apoiando esta idéia, insistiu que a Bíblia é a Palavra de autoridade, inspirada, inerrante e infalível de Deus.

Calvino acreditava que quando a Bíblia foi aberta e bem explicou, a soberania de Deus era exercida diretamente sobre a congregação. Como resultado, ele considerou que o mandato do ministro-chefe era pregar a Palavra de Deus. Ele escreveu: "A tarefa deles [dos ministros] toda limita-se ao ministério da Palavra de Deus, toda a sua sabedoria para o conhecimento da Sua Palavra; toda sua eloquência, a sua proclamação."

JH Merle D'Aubigné, o historiador reverenciado da Reforma, observa: "Na visão de Calvino, tudo que não teve como fundamento a Palavra de Deus era inútil e efémera vangloriar-se, e o homem que não se estribou na Escritura deve ser privado de seu título de honra. " Com esta profunda convicção sobre a autoridade bíblica, Calvino várias vezes subiu ao púlpito para ministrar exclusivamente a partir de “a fundação pura da Palavra ".

O reformador de Genebra sabia que a autoridade de sua pregação não se encontram dentro de si mesmo. Ele disse: "Quando entramos no púlpito, não é assim que nós podemos trazer nossos próprios sonhos e fantasias com a gente." Ele viu o pregador e, especialmente, a si mesmo como apenas um mensageiro enviado com a mensagem divina.

Ele sabia que "tão logo os homens partem, mesmo em menor grau da Palavra de Deus, não pregam nada, mas falsidades, vaidades, imposturas, erros e enganos.” É tarefa do expositor, ele acreditava, para trazer a autoridade suprema da Palavra divina para suportar diretamente sobre seus ouvintes.

Nesse sentido, Calvino reconheceu que ele não tinha autoridade sobre os outros para além do que a Escritura ensina: "A regra é prescrito para todos os servos de Deus que eles não trazem suas próprias invenções, mas simplesmente oferecer, a partir de mão em mão, o que eles têm recebido de Deus.”

Ele tinha certeza de que o estado eclesiástico foi nenhuma licença para acrescentar à Palavra de Deus. Para Calvino, todos os professores da Bíblia, pequena ou grande, que decidem "conviver com suas próprias invenções a Palavra de Deus, ou qualquer coisa que antecipadamente que não pertence a ele, deve ser rejeitada, como honrosa, seja quem for pode ser a sua posição."

Essa compreensão do papel do pregador é produzido um profundo senso de humildade na Calvino como ele se levantou para pregar. Viu-se como estando sob a autoridade da Palavra. Como Hughes Oliphant Old explica: "os sermões de Calvino. . . [Revelar] um alto sentido da autoridade das Escrituras. O próprio pregador acreditava que ele estava pregando a Palavra de Deus. Viu-se a ser o servo da Palavra. "

THL Parker concorda: "Para Calvino a mensagem das Escrituras é soberano, soberano sobre a congregação e soberano sobre o pregador. Sua humildade é demonstrado pela sua apresentação a esta autoridade ".

Na visão de Calvino, para explorar a altura, profundidade, largura e amplitude da Bíblia foi a reverenciar seu Autor sobrenatural. Philip Schaff, o historiador conceituados protestante, escreve: "[Calvino] tinha a mais profunda reverência para com as Escrituras, como contendo a Palavra do Deus vivo, e como a única regra infalível e suficiente de fé e de dever."

Para Calvino, então, a Escritura movimentação era uma responsabilidade sagrada. Antigo captura-lo bem quando ele observa que "o fato de que muito ministério [Calvino] foi para expor a Palavra de Deus o encheu de uma profunda reverência para a tarefa diante dele."

Como Calvino resolutamente afirmou: "Devemos a Escritura a mesma reverência que devemos a Deus, porque ela tem procedido dele sozinho e não tem nada de homem misturado com ele." [Xiii] Este foi o fundamento inabalável da pregação de Calvino, o autoridade das Escrituras divinamente inspiradas. Ele acreditava firmemente que quando a Bíblia fala, Deus fala.

—Steven J. Lawson, Expository Genius of John Calvin (Lake Mary, FL: Reformation Trust, 2007), p25-27.

Fonte:
Ler foneticamente
Ouvir
Ler foneticamente
Ouvir
Ler foneticamente
Ouvir
Ler foneticamente



Nenhum comentário:

Postar um comentário