terça-feira, 5 de outubro de 2010

O verdadeiro Superman



Serra talhada, 24 de julho de 2006.
Bruno Alencar Maciel.

No momento está de volta um dos maiores sucessos de Hollywood, confesso que acompanho a série de todos filmes e inclusive um seriado americano (Smallville) e não seria por menos teria que ver o mais novo filme (o retorno de superman), sucesso absoluto, está em todos os jornais mundiais, revistas das mais importantes, e ainda na cabeça de todos que já viram o filme ou ainda estão por ver. Muito legal o filme, aquela velha estória de Clark Kent e Lois Laine, mas algumas partes me chamaram a atenção e me fez refletir sobre o tema, o ideal era que todos tivessem visto, garanto que não contarei o filme, mas esse é bem parecido com um que conhecemos bem, e por várias vezes não damos o devido valor como o povo de Metrópoles, cidade onde se passa o filme e a vida de Superman os deu.
            Bem, o filme começa com uma manchete de jornal que intitulava assim “Por que o mundo não precisa do superman?” a repórter ganhou títulos e condecorações por esse tema, não fosse o americanismo da estória todos nós poderíamos até refletir sobre a tal pergunta: Por que o mundo não precisa do superman? Eu até arriscaria em mostrar fatos em que realmente precisaríamos de um superman, quem sabe para nos salvar do perigo dos ladrões em nossas vidas, das doenças como câncer, enfartos, AIDS, que chegam de repente e nada podemos fazer, nem mesmo os melhores hospitais ou médicos especializados; quem sabe precisaríamos de um superman para salvar um mundo onde a filha planeja a morte do pai para ficar com herança, ou um superman para salvarmos de políticos sangue sugas, de salvarmos de seqüestradores, da bebedeira( alcoolismo), da quebra das famílias onde aumenta o numero de separações conjugais, da falta de amor pelo próximo, pela inversão de valores, pela desigualdade social, ou seja, eu passaria o dia inteiro justificando uma precisão de um superman e acho que todos concordariam comigo nas tais precisões. E o desenrolar do filme mostra exatamente uma justificativa para a volta do superman e todos os louvores para o suposto superman, pessoas implorando o super herói; e como em toda estória existe uma pessoa do contra que não gosta da presença do glorioso, também nesse filme aparece o Lex Lutor, que nas estórias iniciais era o melhor amigo de Clark kent e que agora se opôs contra tudo de bom feito por nosso super herói; onde tirará de todas astúcias e traições para derrubar nosso superman, usará pessoas, amuletos mágicos(criptonita), e todo dinheiro sujo é usado pra deter nosso grandioso superman.
            Quem não viu o filme, das duas uma, ou agora está curioso em ver ou está morrendo de raiva de mim por está contando todo o filme, mas leia mais um pouco, por favor.
            O nosso superman passou uma época fora e ninguém sabe para onde, e de onde veio, mas o nosso amigo agora se encontra perplexo com a situação atual do lugar onde deixou, com todos problemas agora para ele ajustar e salvar, ele está triste e angustiado pela situação.E alguém pergunta ao nosso superman “deve ser difícil voltar? E ele responde: as coisas mudam, mas às vezes coisas que você pensava que nunca mudariam, pode mudar. Ninguém acreditava na sua volta, já tinham esquecidos de suas bondades dos seus feito, todos falavam da figura, da pessoa, uns contestavam de sua verdadeira existência, outros até acreditavam da sua existência mas faziam pouco e achava que era bobagem seguir seus passos.
            Numa parte do filme uma voz do além fala ao nosso superman assim: Eles podem ser um grande povo, e querem ser, só lhes falta a luz para mostrar o caminho, por essa razão acima de todas, a capacidade deles para o bem , eu mandei você, meu único filho. Então superman numa conversa em particular fala pra a repórter que tinha escrito antes sobre o mundo não precisar de um salvador “falando que todos os dias ele ouve pessoas gritando e pedindo por um salvador” e aí como numa historia bem conhecida por nós, o salvador é torturado até morrer. Desculpem, contei o final do filme... ainda não enquanto ele está morto, milhares de pessoas aguardam fora do hospital por uma notícia do salvador, médicos apelam por todas tecnologias, mas realmente parece que não resistirá. E mais que de repente, quando a enfermeira vai olhar em seu leito, o corpo já não se encontra mais no mesmo local, ele ressurgio como num passe de mágica. E agora realmente pra terminar o filme a melhor parte onde ele encontra-se com seu filho e dirige as seguintes palavras: Você será diferente, algumas vezes se sentirá como excluído, mas nunca estará sozinho, fará de minha força a sua, verá a minha vida através de seus olhos, assim como a sua vida será vista através dos meus, o filho se torna o pai, e o pai se torna o filho. Terminando dizendo: eu sempre estarei por perto.
            Lindo, dá até pra chorar no final, mas temos que refletir muito sobre de como super valorizamos o relativo e relativisamos o absoluto, por muito menos exaltamos pessoas nas quais não significam nada em nossas vidas por puro sensacionalismo de mídia, mas somos engulidos e engulimos qualquer coisa que se é mostrada na mídia e é impressionante de como esquecemos e excluímos nosso bom Deus e seu filho unigênito, trocando os por falsos salvadores.Glorificamos, exaltamos, damos honra, tempo, dedicação, dinheiro, vidas por esses supermen.
            Nosso salvador, Ele é diferente de todos os homens e do Superman? Você responderia: em muitas coisas. É verdade, uma das coisas que torna Deus diferente é a sua bondade com todos. O sol dele brilha pra todos -tanto os bons como os maus, ele faz chover pra todos, diz a palavra em Mt 5.45, Ele não discrimina, não coloca rótulos nem classifica as pessoas em categorias, Ele não tem favorito, Ele quer que todos sejamos salvos, eu e você. Ele promete descanso a você: “venham a mim, todos que estiverem cansados de carregar as suas pesadas cargas e eu lhes darei descanso”. Um monte de pessoas carrega por aí uma carga muito pesada todos os dias. Na verdade, elas não carregam literalmente uma carga, mas uma mochila de pecados, uma mala cheia de culpa ou uma carga de preocupações, Jesus quer nos dar esse descanso, Ele quer nos ajudar. Se conseguirmos realmente descansar em Jesus e realmente o confiar no que Ele fez por nós, Ele dará descanso a nós.
            Ele é o verdadeiro Superman, o prometido, o salvador, não permitamos que sejamos enganados pelo pecado, por amigos, pressão da sociedade, pela mídia. Tomemos cuidado para não sermos enganados por falsos profetas que afirma ser Jesus ou afirma ser Deus. Se alguma coisa não bate com a palavra de Deus, então, não acreditemos. Jesus está voltando, ninguém sabe exatamente quando. Por isso, permanecemos junto a Deus e daremos toda honra e gloria a quem realmente merece.

Deus nos abençoe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário