terça-feira, 26 de outubro de 2010

O culto do Senhor - Parte III


  Por Danyllo Gomes

1.   Ordem do princípio:
“Tudo o que eu ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.” Deuteronômio 12:32 Revista e atualizada

         Primeiro ponto a ser observado neste texto é o seu contexto. O capítulo 12 de Deuteronômio está revelando o culto que o Senhor ordenou que fosse o Dele, o culto verdadeiro. Ao longo do capítulo, o Senhor descreve um pouco o Seu culto.
         Evidentemente, como humanos, surgem algumas dúvidas e nos perguntamos: Por que devemos nos submeter a esses princípios? Será que realmente o Senhor ordenou o Seu culto deste modo? E a resposta para essas perguntas está exatamente no verso 32: “Tudo o que te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.” Segundo o verso citado, o Senhor mandou observar TUDO que Ele ordena, e não acrescentar nem diminuir NADA. Se assim o fizermos estaremos pecando contra o Senhor, pois é uma ordenança seguir os princípios que Ele determinou.
         Na versão NVI há uma troca dos termos “tudo que te ordeno” por “apliquem-se” fortalecendo ainda mais a idéia da prática, a idéia de que devemos nos submeter, e agora, aplicar-nos a obedecer aos princípios.

2.  Os verdadeiros adoradores:
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade; porque são estes que o pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24Revista e atualizada

         A passagem trata-se da mulher samaritana que se encontra com Jesus, e o Senhor mostra a ela quem são os verdadeiros adoradores dizendo: “...os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade...”. A pergunta é: o que é adorar em espírito e em verdade? Em João 17:17 encontraremos a resposta, o texto diz: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Temos aqui uma definição bíblica da palavra verdade. Gramaticalmente falando verdade significa uma coisa verdadeira, um princípio certo, mas quando nos referimos as Escrituras o princípio certo e a coisa verdadeira é a própria Escritura. Relacionando então a palavra gramaticalmente falando e biblicamente falando, a verdade que se trata no verso 23 do capítulo 4 de João é a Escritura, confirmando-se em João 17:17.
Falando agora sobre o espírito, a palavra “espírito” usada está relacionada ao Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade, então para ser um verdadeiro adorador precisamos o adorar em espírito, mas quem é portador desse espírito? Somente os salvos em Cristo Jesus, ou seja, somente os salvos é que adoraram o Senhor em espírito.
Então como podemos ser verdadeiros adoradores? Obedecendo a verdade, que é as Escrituras sagradas. Os princípios do culto do Senhor são bíblicos, os princípios estão nas Escrituras. Devemos então nos submeter a verdade (palavra de DeusJoão 17:17) e adorar em espírito como santos.

3.          Culto do povo de Israel
“Levítico 23; Números 8:18; Neemias 8:18; Isaías 1:13”

Tratando agora sobre o culto propriamente dito, estarei começando uma análise do culto do povo de Israel no Antigo Testamente, mas antes de iniciar esta análise devemos lembra-nos de que: o culto a ser descrito é para o povo de Israel, porém o Novo Israel somos nós, a igreja de Cristo, então alguns rituais do culto do antigo testamento que devemos nos lembrar que eram sombras da vinda de Cristo, mas como Cristo já veio, essas coisas foram substituídas por Cristo, como a pedra fundamental da igreja, entretanto o princípio do culto não deve ser esquecido.
         Começando agora com a análise, vemos em Levítico 23 a ordenança das festas do Senhor, aqui está falando tudo o que o Senhor quer. Aqui ele cita o pentecostes, a Festa dos Tabernáculos, as Primícias, a Páscoa e o Sábado e algumas mais. Estas são as festas instituídas pelo Senhor para o povo de Israel, portanto devemos nos lembrar que algumas dessas festaa é sombra da vinda de Cristo, e como Cristo já veio não precisamos mais colocar a fé nessas festas e sim em Cristo, mas ainda precisamos ter os princípios do Culto do Senhor.
         Outra observação é um pequeno período chamado de “ajuntamento solene”. Essa é a diferença entre o Culto do Domingo, o do Senhor, e outros cultos que fazemos. O Culto do domingo é uma ordenança do Senhor para a comunidade Cristã, mas também não quer dizer que não podemos cultuar ao Senhor como comunidade cristã em outros dias, mas devemos nos lembrar que os princípios do culto do Senhor estão ligados ao domingo. Dando um exemplo então: se quisermos fazer uma coreografia ou uma apresentação ou alguma atividade do tipo, no Culto do Senhor está proibido, mas num sábado ou durante a semana onde o princípio para o Culto do Senhor não está em rigor, é completamente legal. O princípio do culto do Senhor está restrito ao culto. Se quisermos aplicar o princípio a todos os cultos também não tem problema, o problema então é inserir atividades durante o Culto do Senhor que não são permitidas por Ele.
         Nos textos Números 29:35; Levítico 23:16; Isaías 1:13; Neemias 8:18 temos as palavras ‘ajuntamento solene’. É exatamente essas palavras que difere o Culto do Senhor dos outros cultos. O termo ajuntamento solene é sempre referido ao Culto do Senhor. Então podemos perceber que há cultos diferentes, mas o ajuntamento solene se refere estritamente ao culto do Senhor.
4.          Participação do ajuntamento solene
“Promulgai um santo jejum, convocai umas assembléia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do Senhor, vosso Deus, e clamais ao SENHOR.”
Joel 1:14Revista e atualizada
“Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento.”
Joel 2:15-16 Revista e atualizada

         Nos cultos contemporâneos onde está havendo um grande esquartejamento do Culto do Senhor. No momento da pregação há salinhas de crianças, outra de adolescentes, de bebês e por aí vai. E isso é exatamente o oposto do que é ordenado pelo Senhor.
Nos segundo verso lido acima, vemos o Senhor ordenando o ajuntamento dos anciãos, dos filhinhos e até aos que mamam. A ordenança é para todos, de anciãos até aos que mamam. Devemos entender que o ato de culto ou adoração de uma criança ainda inconsciente é a obediência dos pais ao princípio, ou seja, uma criança estará adorando ao Senhor quando os seus pais forem obedientes aos princípios de levá-lo para o culto solene. Devemos nos lembrar que o ajuntamento é em um corpo só, todo o corpo deve está presente na exposição das Escrituras, sem exceções.
         Tenho absoluta certeza de que o Senhor sabe como aplicar a palavra ao coração de uma criança na pregação, mais do que em um cultinho separado ou algo semelhante. Obedecendo ao Senhor estaremos sendo mais sábios do que fazendo invenções humanas, que em nossa mente, “dão mais resultados” do que pelo método do Senhor. Nos versos acima temos a diretriz de quem o Senhor quer em seu culto.
5.          Elementos do Culto
I Corintios 14:26-33

a)   Oração (Mateus 6:9-13)
Comunicação do homem para com Deus.
b)   Leitura da Palavra (Isaías 61:1)
Colocando o pastor no local do profeta quando ele profere essas palavras.
c)   Cânticos (Efésios 5:19; Colossenses 3:16)
Aqui ainda há uma grande controvérsia. Existem pessoas que interpretam esses cânticos como sendo só os salmos, e outros como apenas cânticos que estejam teologicamente certo. No meu caso eu ainda não tenho uma posição definida para compartilhar com os irmãos.
d)   Sacramentos (Marcos 14:22-26; Mateus 26:26-30; Lucas 22:19-23; I Corintios 11:23-25)


Aqui finalizo os estudos sobre o Culto do Senhor.
Que o Senhor nos ajude a adorá-lo de forma bíblica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário