domingo, 3 de outubro de 2010

A hipocrisia e o reino dos céus


                        Por Danyllo Gomes  


“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos Escribas e Fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:20

                Esse texto é bastante conhecido por causa das circunstancias em que essas palavras foram proferidas pela boca do nosso Senhor Jesus Cristo. Essa circunstancia é o Sermão do monte. Nesse momento, o que é tratado no sermão do nosso Senhor é a lei. A importância, o verdadeiro modo de viver, o evangelho através do conhecimento da lei.
                Cristo cita muito os Escribas e Fariseus nos seus ensinamentos, mas se ele cita tanto é por que eles devem ter alguma parcialidade de soma ou de diminuição do Seu ministério. Quando analisamos esse texto, Cristo exorta para que a nossa justiça exceda a justiça de quem? Escribas e Fariseus! Quem eram eles?
  • Escribas: eram mestres da lei que formavam um grupo de profissionais. Eram bastante influentes e tinham uma elevada posição de interpretação das Escrituras por conta dos seus conhecimentos. Eles esclareciam dúvidas sobre as Escrituras hebraicas, citando opiniões de famosos mestres judeus do passado (Mt 5:14; 5:20; 7:29; 15:1-2; 22:25; Mc 1:22; Lc 7:30; 10:25; 11:45-46,52; At 5:34).
  • Fariseus: era um dos principais grupos religiosos judeus, eram os representantes mais rigorosos da espiritualidade judaica. Exerciam bastante influencia sobre o povo. Eles eram oposição a Jesus (Mt 9:34; 12:14; 16:1-12; Jo 9:17; 11:47-48,57). Jesus reprovava seu zelo ritual e o afã de satisfazer os mais insignificantes aspectos da letra da lei, se esquecendo dos valores do espírito que a anima (Mc 7:3-4; 8-13).  
Os Escribas e fariseus eram considerados uma das “potencias da sociedade judaica da época”. Eram bastante conhecedores, mas Jesus confronta-os constantemente. Cristo diz: “...se a vossa justiça não exceder em muito os Escribas e Fariseus, jamais entrarás no reino dos céus.”  A nossa justiça tem que ser maior do que a dos maiores estudiosos do tempo de Jesus. Cristo está falando para milhares de pessoas, pessoas que tinham grande admiração e respeito por esses estudiosos. O que essas pessoas devem ter pensado? Como podemos nós, com pouca instrução da Palavra, exceder a justiça dos maiores conhecedores?
Sabe por que Cristo diz que a nossa justiça deve exceder? Porque não basta apenas ser bastante conhecedor, precisa-se ser grande praticante e ter um verdadeiro coração quebrantado diante do Senhor. Eles eram hipócritas! Tinham a visão errada do evangelho. Cristo faz algumas comparações com os Escribas e Fariseus, tais são: são hipócritas porque fecham o reino dos céus diante dos homens (Mt 23:13); são hipócritas porque devoram as casas das viúvas e, para justificar, fazem longas orações (Mt 23:14); são hipócritas porque dão dízimos de hortelã, mas negligenciam os preceitos mais importantes da lei: a justificação, a misericórdia e a fé (Mt 23:23); são comparados a sepulcro caiados (Mt 23:27). Os mais estudiosos, os maiores conhecedores, os mais prestigiados da sociedade, eram podres, imundos.
A nossa justiça deve exceder a deles e muito para herdarmos o reino dos céus. É só usarmos a lógica. Se a nossa justiça não exceder, não entráramos, mas se excederem, entraremos. O que devemos fazer para a nossa justiça exceder? Devemos abrir o reino dos céus diante dos homens; devemos praticar os preceitos mais importantes da lei. Se formos hipócritas não entraremos no reino dos céus, estaremos condenados ao inferno. Que o Senhor no ajude a praticar a sua Palavra, que não sejamos como os Escribas e Fariseus, homens hipócritas que o Senhor abomina. Precisamos de mais prática cristã, de mais vida do evangelho de Cristo. Devemos ser mais leais ao Senhor, o que conhecemos e ensinamos devemos praticar para que a glória do Senhor seja revelada em nossas vidas.

Auxílio: Bíblia de Estudo de Genebra [Ed. Revista e Ampiada]

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário